segunda-feira, 9 de abril de 2012

10 Desenhos que marcaram uma geração - Parte II


Continuando a lista galera:





4 - Jaspion



Jaspion é o rei dos Tokusatsus!!!

O MAIS querido entre os fãs do gênero, ele supera qualquer desenho feito com atores reais.
Começou a ser exibido aqui no Brasil pela rede Manchete em 1988, e foi o único que NUNCA saiu da grade da rede Manchete, por ser a segunda força de audiência (perdendo só para... hahaha, ele será listado, aguardem!!!)
Hoje é exibido pela rede Ulbra (Deus salve a rede Ulbra) do RS.

A febre é tratada como "épica" pelos meios que avaliam o impacto da vinda de desenhos japoneses para o Brasil.


História: No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.

Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.

Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.


Não tenho mais o que falar sobre Jaspion, as palavras ficam presas na garganta quando me lembro de Jaspion.


OS LOUROS DE BRONZE VÃO PARA...


3 - Shurato

Se você OUSAR falar que Shurato é uma cópia de Cavaleiros do Zodíaco, acontecerá o mesmo que aconteceu com o cara que foi falar de naruto quando o assunto era ninja Jiraya.
Exibido pela rede Manchete, um pouquinho depois de Cavaleiros do Zodíaco, Shurato teve uma fama subestimada.
Ame ou Odeie, essa é a ordem das coisas.
Quem foi fã na época, é fã até hoje. Quem odiou naquela época, odeia até hoje, e fala que uma cópia de CDZ.
Inovando no quesito mitologia (a maioria usava mitologia japonesa), este anime usa mitologia Hindu, o que fez uma BRUTAL diferença, e que em geral, foi bem aceita.
História: Shurato Hidaka e Gai Kuroki são dois melhores amigos de infância e opostos um do outro em aparência e personalidade. Enquanto lutavam um contra o outro na final de um torneio de artes marciais, eles são subitamente encobertos por uma misteriosa luz e transportados para um lugar paralelo, o Mundo Celestial, onde a tecnologia moderna não existe e, ao invés disso, as pessoas dependem de seus Souma, uma forma de energia espiritual.
Shurato descobre que ele é, na verdade, a reencarnação de um rei antigo de mesmo nome, e um dos Hachibushu, um grupo de oito guardiões lendários com alta quantidade de Souma, sendo trazido para aquele mundo com Gai para lutar contra os deuses de Asura, uma legião de guerreiros destrutivos. Entretanto, por razões desconhecidas, Gai tenta matar Shurato repetidas vezes, confundindo Shurato, uma vez que o Gai real é um pacifista e a pessoa com mais compaixão que ele conhece.
Shurato, logo que acorda neste novo ambiente, conhece Rakesh, que se diz apaixonada por ele. Não demora muito e também encontra Gai, vestido com uma estranha armadura e disposto a matá-lo. Na luta ele encontra um pequeno artefato em forma de leão, que se transforma em sua armadura. É salvo pela aparição de Leiga (Rei Karla), que leva Rakesh e Shurato para junto de Vishnu, que revela ser ele um dos 8 Guardiões Divinos do Povo de Deva.
Shurato não aceita todas estas informações e apenas pensa em como encontrar Gai e voltar ao seu mundo, mas seus planos são alterados por ser espectador de uma traição a Vishnu: Mestre Indra, seu maior discípulo, a transforma em pedra. Ajudado pelo poder de Vishnu, foge do palácio junto de Hyuuga (Rei Celestial) e Rakesh. Indra acusa-os de ter petrificado Vishnu e juntos deverão provar sua inocência e trazer a vida novamente a Vishnu. Depois que descobrem que Indra é o verdadeiro traidor, Ryouma e Leiga se juntam a eles, já os demais guardiões são enganados pelo falso comandante e acabam lutando com seus companheiros.

MUITO merecido os louros de bronze para Shurato, o qual assisto até hoje (e tenho certeza que um monte de gente assiste também).



OS LOUROS DE PRATA VÃO PARA...



2 - Yu Yu Hakusho

EU AMO YU YU HAKUSHO!!!
E tenho certeza que um monte de gente também, e sabe porque?
Porque é um anime que inovou em um quesito básico: ele era mais violento que a maioria, e isso faz muita diferença.
E o legal era que: Era violento, mas tinha um humor tão FODA (quem não se lembra das brigas entre Yusuke e Kuwabara, ou do Senhor Koenma com Jorge Saotome?), que no atual momento, eu estou re-assistindo a série.
Exibido no ano de 1990 pela rede Manchete, atualmente é exibido pela rede Ulbra (cara, pra que Globo se eu posso ver Rede Ulbra?) aos sábados.

História:
A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai. Ao retornar à vida na Terra, descobre que uma condição para o seu retorno era a de se tornar um Detetive Espiritual. Devendo se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.
Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke), Kurama e Hiei, dois youkais (demônios), que se aliaram a Yusuke.

Uma das melhores trilhas sonoras dos animes, uma das melhores histórias elaboradas, e personagens carismáticos. O que mais você pode querer?




E OS LOUROS DE OURO VÃO PARA...





1 - Dragon Ball

Dragon Ball é um mito.
Dragon Ball é uma lenda.
Dragon Ball é vida.
Quem não assistiu isso, não teve infância, então, fazer favor de se matar.
Goku (personagem mais amado de todos os tempos nos desenhos), é responsável pela adoração até hoje do anime.
Antigamente, todos queriam ser o Goku, na hora de brincar de lutinha com seus amigos.
Porque ele era foda, legal, engraçado e forte.
Foi exibido pela primeira vez em 1996 pelo SBT, o que gerou a febre.
Aliás, é uma das febres que não passou até hoje, e fazem a febre naruto que aconteceu a uns anos atrás, parecer uma piada.
Tanto é, que fontes minhas garantem que ele voltará a ser exibido pela rede Bandeirantes este ano.
Vamos Aguardar.
Nem preciso falar da história, ela é mais contada que chapeuzinho vermelho hoje em dia, qualquer um sabe.
Mas se você não conhece, acesse a wikipedia pra ler (ela é muito grande e dividida em 3 partes, não teria espaço aqui, sem isso ficar cansativo de ler).

Dragon Ball, a sua chama nunca se apagará antes que sua lenda (momento DBZete)




E vocês acham que acabou?
Não acabou não.
Porque existe o DEUS dos desenhos.
E ele merece ser idolatrado como merece.






E OS LOUROS DIVINOS VÃO PARA...








Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)

" DEUS SALVE CDZ.
Minha vida valeu a pena, porque eu vi CDZ.
Hoje eu sou um cara bondoso, com honra, que sabe dar valor a amizade, porque vi CDZ.
Ele me moldou, sou o que sou hoje, por causa deles. "

Se você proferiu essas palavras também, ou só concordou com elas, provavelmente seríamos bons amigos, ou melhores amigos.
Quase não dá pra falar sobre CDZ, e a febre que causou quando foi exibido pela rede Manchete em 1994, foi de proporções até hoje INIGUALÁVEIS.
Todos tinham os bonequinhos, todos queriam as balinhas que vinham com figurinhas, todos queriam as revistas (quem não leu uma herói, se mate por favor), brincavam, de lutinhas e queriam ser o seiya (ou o goku, caso fosse DBZ).
Até hoje é produzido e está sendo exibido aqui por algumas afiliadas da rede Bandeirantes.
História resumida e imparcial:
Seiya é um cavaleiro FODA, que tem seus amigos Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, igualmente FODAS, e precisam a todo momento salvar a Deusa Athena (Saori), que é uma Deusa FODA.
Ah, eles enfrentam inimigos FODAS, dentre eles o cavaleiro de gêmeos, conhecido como Saga (ele é FODA!!!).
Acho que usei muito a palavra foda... ó, pra resumir, vamos aos quesitos FODÁSTICOS de CDZ:
- História
- Lutas
- Traços
- Músicas
- Aberturas e Encerramentos
- Inimigos
- Fillers
- Comerciais
- Golpes
- Armaduras

Depois de tudo isso, não tem como você não venerar algo assim.
Eu venero CDZ até hoje, porque ele foi parte fundamental de mim, e de minha formação.

___________________________________

E aqui acaba a minha lista sobre desenhos que marcaram uma geração.
Faltou algum?
Mande um comentário!






2 comentários:

  1. opinião pessoal ATCHIM!!!!
    ops, espirrei rsrs

    Avaliarei esta sua avaliação:

    ORGANIZAÇÃO: 9.0
    ORIGINALIDADE: 9.0
    PODER DE ARGUMENTAÇÃO: 8.0
    QUALIDADE DA AVALIAÇÃO: 6.5
    NOTA DO AVALIADOR: 7.5

    NOTA GERAL: 8.0

    PARABENS AMIGUINHO!

    ResponderExcluir
  2. CDZ foi muito importante para muita gente e ainda ensina muitas coisas bacanas e construtivas pra nós.

    ResponderExcluir