segunda-feira, 9 de abril de 2012

10 Desenhos que marcaram uma geração - Parte I



Eae galera!
Tava aqui navegando pela internet, quando vi uma imagem que me chamou a atenção, e fez com que eu me lembrasse de uma penca de coisas da minha infância: Uma imagem do todo poderoso Jaspion.
Aí, navegando pela nostalgia, percebi o quanto eu assistia esses desenhos, e o quanto um MONTE de gente também assistia.
É fácil lembrar de alguns, mas outros aqui vão fazer vocês entrarem em uma onda tão nostálgica quanto a minha.

Vou listar 10 desenhos que marcaram toda uma geração (que hoje deve ter em média, uns 24 até 30 anos).

E vamos lá !!


10 - Sharivan

Cara, Sharivan!!!
Eu pelo menos assistia as aventuras desse Metal Hero, que faz parte da categoria de Super Sentais.
Pouca gente sabe que ele é o sucessor do Gyaban.
Começou a passar na rede Bandeirantes no ano de 1990 e encerrada no mesmo ano. Depois foi adquirida pela rede Record (amém) em 1993, e depois de um hiato de 3 anos, voltou a ser exibido em 1996.
A história se passa depois que Gyaban é promovido a capitão, e Sharivan o sucede na antiga função (e que funçãozinha lazarenta ele tinha hein... era só porrada e faíscas voando).
Pode não ter sido um Super Sentai tão conhecido quanto os que vou citar mais para frente, mas é inegavelmente divertido, e que os fanáticos por desenhos japoneses com certeza assistiram.
O décimo lugar para ele, é mais do que merecido, na memória dos mais lembrados.


9 - Flashman

Preciso segurar a emoção na hora de escrever sobre Flashman.
Um dos Super Sentais mais conhecidos da galera mais old shcool, Flashman foi um marco.
Um dos primeiros a passar no Brasil (Estreou em 1989 pela MÍTICA Rede Manchete, onde ficou sendo exibido até 1994), ganhou uma legião de fãs brasileiros.
Originalmente com o nome de Chou Shinsei Flashman, veio para o Brasil com o nome de Comando Estelar Flashman.


Dono de uma das músicas-tema mais famosas e lembradas pelos fãs, A trupe (que deu fortes influências ao hoje TOSCO E RIDÍCULO Power Rangers) encarava uns monstros gigantescos, com robôs foda e lutas que prendiam a atenção de todas as crianças que assistiam.


A história basicamente é de cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.


Nono lugar, só não está mais na frente, porque outros desenhos mais MÍTICOS estão por vir.


8 - Winspector



Uma série lendária no japão, mas que não teve um impacto tão forte como as outras aqui no Brasil.


Winspector é inegavelmente um dos Tokusatsus que tem uma qualidade gráfica superior a maioria. Mais bem elaborado, foi exibido no Brasil em meados de 1994 pela rede Manchete, ficando na programação por um looooooooongo período (se não me falha a memória, até a rede se extinguir).A história é a seguinte: O progresso científico e tecnológico, da mesma forma que trouxe bem estar e conforto para a humanidade, também permitiu que assassinos, destruidores de meio ambiente e bandidos de toda a espécie cometessem suas atrocidades de maneira mais fácil e impune.


Seguindo os ideais de um amigo policial que havia morrido, o Chefe Shunsuke Massaki organiza uma força especial de combate a crimes, como forma de equilibrar as forças do bem e do mal, surgindo assim Winspector.







7 - Super Campeões


O primeiro anime na lista!

Super campeões (com o nome original de Captain Tsubasa), foi uma febre que ocorreu na epoca da rede Manchete, entre os garotos.

Aliás, Tsubasa é tido como um mito nas rodinhas em que o assunto são animes.

Capitão de quase tudo que jogou (me perco nos nomes de clubes que variam na versão original e versão dublada), esse cara carregava os times nas costas.



Aliás, um pequeno adendo aqui: Só na série super campeões que o japão tinha uma seleção quase imbatível.

Dribles desconcertantes, chutes em que a bola ia com uma força extrema (tinha umas que a gente jurava que iria arrancar as mãos do pobre goleiro), e lances de habilidade extrema, faziam a festa da garotada masculina, que não perdia um episódio.

Vale dizer ainda, que depois de dar uma pesquisada, descobri que a série está sendo exibida e produzida até hoje no japão.






6 - Jiraya


O ninja mais querido da geração old school ! (se você for falar de naruto aqui, nessa seção nostálgica, merece ser estuprado por 4 negões ( Link para você saber do que estou falando) e ficar sentindo dor pelo resto de sua vida. Naruto não é ruim, mas não tem espaço nessa seção)


Junto com Jaspion, Jiraya é um dos mais lembrados pela galera, por sua desenvoltura em dar cabo dos bandalhos que apareciam, e também por ser um dos primeiros a inovar no quesito herói: Ele não tinha superpoderes.


Exibido aqui no Brasil em 1989 pela (surpresa!) rede Manchete, e depois pela Rede Tv em 1999. Atualmente é exibido ainda apenas pela rede Ulbra, do RS, na seção Made in Japan da programação.


Um dos mais queridos até hoje pelos fãs (até minha mãe entra na jogada), e com uma música tema marcante, Jiraya merece ser lembrado por seus feitos.








5 - Changeman


CHANGEMAN!!!

Primeira coisa que precisa saber: Não confunda com Flashman, se você fizer isso em uma rodinha de amigos, você ganhará o rótulo de noob (e se você confundiu quando viu a ibagem, você realmente é um).

Exibido em 1988 pela rede Manchete, Changeman era dono de uma música tema diferente das demais, tanto é que, até hoje ela é uma das mais baixadas na internet (aliás, baixei ela ontem).
Atualmente é exibido pela Rede Brasil (???)

A história é: Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Um comentário: